Acessibilidade / Reportar erro

Processamento de magnitudes numéricas simbólicas e não simbólicas em crianças brasileiras com dificuldades matemáticas

RESUMO

Ainda é debatido se o principal déficit nas dificuldades matemáticas (DM) se dá no processamento de magnitudes numéricas não simbólicas ou simbólicas.

Objetivos:

No presente estudo, nosso principal objetivo foi investigar o processamento não simbólico e simbólico de magnitudes numéricas na DM e a relação entre essas habilidades e a aritmética.

Métodos:

Crianças brasileiras em idade escolar com DM completaram tarefas de comparação de magnitudes numéricas não simbólicas e simbólicas e uma tarefa aritmética. Comparamos seu desempenho com o de um grupo de crianças com desempenho típico (TA) e investigamos a associação entre o processamento de magnitude numérica e a aritmética em uma série de análises de regressão.

Resultados:

Os resultados indicaram baixo desempenho na tarefa de comparação de magnitudes numéricas não simbólicas nas crianças com DM. Além disso, o desempenho nas tarefas de comparação de magnitudes numéricas não simbólicas e simbólicas foi preditor de habilidades aritméticas de crianças com TA, mas não de crianças com DM.

Conclusões:

Esses resultados indicam que crianças com DM têm dificuldades no processamento de magnitudes numéricas não simbólicas e não empregam representações básicas de magnitudes numéricas para resolver problemas aritméticos.

Palavras-chave:
matemática; neuropsicologia; discalculia

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br