Acessibilidade / Reportar erro

Prejuízo cognitivo na síndrome clínica isolada: uma revisão sistemática

Resumo

As alterações cognitivas na esclerose múltipla (EM) são muito estudadas e bem caracterizadas. No entanto, pouco se sabe sobre o envolvimento cognitivo em pacientes com síndrome clínica isolada (SCI).

Objetivos:

Revisar sistematicamente resultados obtidos em estudos sobre cognição em pacientes com SCI.

Métodos:

Revisamos as seguintes bases de dados: Cochrane, Lilacs, Pubmed/Medline e Scielo buscando artigos em que pacientes com SCI foram submetidos à avaliação neuropsicológica.

Resultados:

Sete estudos preencheram critérios adotados pelos autores desta revisão. O padrão do prejuízo cognitivo em SCI é semelhante ao encontrado na EM, caracterizado por déficit de atenção, redução da velocidade de processamento, comprometimento da memória de trabalho e de funções executivas. A freqüência de disfunção cognitiva é inferior na SCI do que na EM.

Conclusões:

Pacientes com CIS devem ser avaliados quanto à cognição. Estudos futuros são necessários para avaliar o impacto do prejuízo cognitivo e correlacioná-lo com achados de dano axonal em pacientes com SCI.

Palavras-chave:
cognição; prejuízo cognitivo; síndrome clínica isolada; doença desmielinizante.


Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br