Acessibilidade / Reportar erro

MUDANÇAS NOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE EM PACIENTES COM DOENÇA DE ALZHEIMER

RESUMO.

Mudanças em traços de personalidade em pacientes com doença de Alzheimer (DA) são extremamente comuns ao longo do curso da referida patologia, e essas alterações comportamentais apresentam-se como desafios no manejo clínico e como causa significativa de esgotamento dos cuidadores.

Objetivo:

Por meio de um inventário de personalidade baseado nos cinco fatores de personalidade, este estudo avalia a mudança nos escores desses fatores comparando a personalidade pré-mórbida e a atual dos indivíduos com DA.

Métodos:

O total de 30 pacientes com DA foi recrutado, e seus familiares responderam ao inventário de personalidade. Os pacientes também foram divididos em dois grupos conforme a avaliação clínica da demência: demência leve (CDR1) e demência moderada (CDR2).

Resultados:

Em todos os pacientes, houve aumento significativo nos escores do fator neuroticismo e decréscimos significativos nos fatores extroversão, realização, abertura e socialização. Quando feita a comparação entre grupos, apenas o fator extroversão apresentou diferença, com o grupo CDR 1 mostrando maiores mudanças nos escores. Os níveis do fator neuroticismo da personalidade pré-mórbida correlacionaram-se com a gravidade da doença no momento do diagnóstico.

Conclusões:

Este estudo procura esclarecer aos familiares e profissionais de saúde que mudanças em traços de personalidade de seus parentes ou pacientes podem refletir processos neurodegenerativos subjacentes.

Palavras-chave:
Doença de Alzheimer; Inventário de Personalidade; Testes de Estado Mental e Demência; Neuroticismo; Extroversão Psicológica

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br