Acessibilidade / Reportar erro

Influência do fluxo sanguíneo cerebral na perda volumétrica relacionada à doença de Alzheimer

RESUMO

A imagem por ressonância magnética (IRM) pode se tornar um importante biomarcador ao mostrar alterações nos estágios iniciais da doença de Alzheimer (DA).

Objetivo:

Sendo a atrofia cerebral um importante biomarcador de neurodegeneração na DA, o presente estudo foi realizado com o objetivo de verificar se há correlação entre atrofia e fluxo sanguíneo cerebral (FSC) em pacientes com diagnóstico de CCL e demência da doença de Alzheimer (DDA) leve, com o objetivo de revelar se as alterações no FSC podem ser consideradas possíveis biomarcadores vasculares no diagnóstico do continuum da DA.

Métodos:

Foram avaliados 11 voluntários saudáveis, 16 CCL e 15 DDA leve. Imagens do cérebro foram adquiridas em um equipamento de 3 T, incluindo imagens ponderadas em T1 de alta resolução para avaliação anatômica e Arterial Spin Labeling (ASL) para a quantificação de FSC.

Resultados:

Quando comparado CCL com controle, observou-se redução no FSC normalizado em cingulado posterior esquerdo (diferença estimada de -0,38; p=0,02), cingulado posterior direito (diferença estimada de -0,45; p=0,02) e precúneo direito (diferença estimada de -0,28; p <0,01); e aumento de FSC normalizado no polo temporal superior direito (diferença estimada de 0,22; p=0,03). No CCL, quanto menor o volume da substância cinzenta, menor o FSC no cingulado posterior esquerdo; quanto maior o volume de fluido cerebroespinhal, consequente à redução volumétrica encefálica, maior o FSC no polo temporal superior direito.

Conclusão:

Nos pacientes com diagnóstico de CCL, a redução de FSC no cingulado posterior esquerdo apresentou correlação com atrofia da substância cinzenta, assim como o aumento de FSC no polo temporal superior direito apresentou correlação com o aumento de fluido cerebroespinhal, demonstrando a provável influência do FSC na atrofia encefálica relacionada à DA.

Palavras-chave:
Doença de Alzheimer; Disfunção Cognitiva; Imagem por Ressonância Magnética; Circulação Cerebrovascular

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br