RESUMO
RUDAS é uma triagem cognitiva que avalia idosos com baixa escolaridade. No Chile não existem dados normativos para avaliar essa população.
Objetivo:
Obter dados normativos sobre RUDAS em idosos chilenos com até 12 anos de escolaridade. Além disso, determinar se a idade e a escolaridade influenciam o desempenho de uma pessoa no RUDAS e nos itens que o constituem.
Métodos:
Foi avaliado um grupo de pessoas cognitivamente saudáveis, com 60 anos ou mais e até 12 anos de escolaridade (n=135). Modelos de regressão múltipla foram utilizados para obter dados normativos do RUDAS, segundo idade e anos de escolaridade, e para mensurar os efeitos da escolaridade em diferentes itens.
Resultados:
A análise de regressão mostrou que nenhum dos itens teve a escolaridade como preditor significativo, exceto o item visuoconstrução. As variáveis idade e escolaridade explicam 12,6% (R^2=0,126) da variância do escore total do RUDAS. O item visuoconstrução é o mais associado ao nível de escolaridade (OR=1,147).
Conclusão:
Este estudo mostrou que o RUDAS é um instrumento recomendado para a avaliação de idosos com baixa escolaridade. No entanto, são necessários mais estudos para comprovar a validade do RUDAS em idosos chilenos.
Palavras-chave:
Demência; Idoso; Alfabetização; Testes de Estado Mental e Demência