Acessibilidade / Reportar erro

Atenção domiciliar ao idoso com demência: uma revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Com o envelhecimento da população mundial, há uma necessidade crescente de cuidados domiciliares para atender às necessidades de saúde dos idosos. No entanto, a qualidade dos cuidados prestados à população idosa é hoje indiscutivelmente um grande desafio para a maioria dos sistemas de saúde em todo o mundo.

Métodos:

A presente revisão incluiu 13 estudos originais sobre cuidados domiciliares e seus efeitos em pacientes com demência, descrevendo como o cuidado e o tratamento adequado do paciente podem ser colaborativos para sua melhora, para o gerenciamento de casos e a otimização do controle de sua dor e especificidades.

Resultados:

Entre os achados, evidenciou-se que o ambiente impacta a forma de atendimento, pois estar em casa pode melhorar a comunicação e o acompanhamento global dos pacientes em quadro demencial.

Conclusão:

Além dos resultados analisados nesta revisão, há a necessidade de futuros estudos bem elaborados sobre os diferentes aspectos da atenção domiciliar, destacando a importância de avaliar o tipo de cuidado de cada paciente na busca de otimizar o cuidado.

Palavras-chave:
Serviços de Assistência Domiciliar; Idoso; Avaliação da Deficiência; Demência; Reabilitação

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br