Acessibilidade / Reportar erro

ALGUNS ASPECTOS DA VALIDADE DA MOCA (MONTREAL COGNITIVE ASSESSMENT - MOCA) PARA AVALIAÇÃO DE COMPROMETIMENTO COGNITIVO EM PACIENTES BRASILEIROS COM DOENÇA DE PARKINSON

RESUMO

Embasamento:

A MoCA é uma escala cognitiva global breve, e alguns estudos sugerem que ela seria útil para avaliar a cognição em pacientes com doença de Parkinson (DP). No entanto, sua acurácia foi questionada em estudos em pacientes com baixa escolaridade.

Objetivo:

Pretendeu-se avaliar se alguns dos subtestes da MoCA poderiam contribuir para a baixa precisão do teste.

Métodos:

Foi realizada uma análise transversal e retrospectiva de dados clínicos de uma coorte de 71 pacientes com DP, a maioria com menos de 8 anos de escolaridade. Os pacientes foram examinados usando o MDS-UPDRS, a Hoehn e Yahr e a MoCA. Os dados foram principalmente analisados pela estatística descritiva.

Resultados:

Foram analisados os dados de 66 pacientes que não foram diagnosticados com demência de acordo com a avaliação clínica. Eles foram em seguida classificados, usando as notas de corte MoCA propostos para diagnóstico de comprometimento cognitivo leve (CCL) e demência. Dessa forma, treze pacientes (19,7%) foram classificados como com a cognição normal, 24 pacientes (36,3%) com CCL e 29 pacientes (43,9%) como com demência. Os pacientes com demência tiveram maior duração da doença (p=0,016) e menor escolaridade (p=0,0001). A distribuição dos escores totais da MoCA apresentaram forma de distribuição normal com uma vasta gama de pontuações e apenas uma pontuação máxima. O desempenho no MoCA foi altamente correlacionado à escolaridade (coeficiente de correlação=0,66, p=0,0001). Pelo menos cinco dos 10 subtestes da MoCA mostraram efeitos piso significativos.

Conclusão:

Alguns dos subtestes MoCA podem ser muito difíceis de completar por pacientes com DP com baixa escolaridade, contribuindo assim para a baixa precisão diagnóstica do teste.

Palavras-chave:
MoCA; Validade; doença de Parkinson; comprometimento cognitivo leve; demência; avaliação cognitiva

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br