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MENINOS COM O ALELO MAOA_LPR*2R APRESENTAM PREJUÍZOS COGNITIVOS E DE APRENDIZAGEM?

RESUMO.

Polimorfismos da monoaminoxidase A (MAOA) são associados a transtornos antissociais. Menos atenção tem sido dada ao funcionamento cognitivo de indivíduos com diferentes alelos de MAOA. Nenhum estudo descreveu o fenótipo cognitivo associado ao alelo menos frequente, de baixa atividade enzimática, MAOA_LPR*2R.

Objetivo:

Descrevemos os correlatos cognitivos de meninos com o alelo MAOA_LPR*2R, identificados em uma amostra de escolares com inteligência normal, não encaminhados por transtornos de comportamento.

Métodos:

Oito meninos com o alelo MAOA_LPR*2R foram identificados entre 712 crianças genotipadas, com inteligência típica, que cursavam do 2º ao 5º ano em escolas públicas. Foram avaliados: inteligência, desempenho em matemática e ortografia, memória de trabalho verbal e visuoespacial. O desempenho foi comparado a normas publicadas, utilizando-se 1 desvio padrão (DP) abaixo da média como ponto de corte para desempenho rebaixado.

Resultados:

A inteligência dos meninos com alelo MAOA_LPR*2R variou de acima da média (N=2) a médio-inferior nas demais crianças. Cinco dos oito meninos com alelo MAOA_LPR*2R apresentaram desempenho rebaixado em matemática e três apresentaram dificuldades adicionais em ortografia. Quatro dos oito meninos apresentaram baixo desempenho de memória de curto prazo e de trabalho.

Discussão:

Este é o primeiro estudo a descrever os correlatos cognitivos e o desempenho escolar em meninos com alelo MAOA_LPR*2R. Ter esse alelo não significa necessariamente baixa inteligência ou baixo desempenho escolar. No entanto, dificuldades de aprendizagem, principalmente em matemática, e desempenho rebaixado da memória de trabalho foram observados em mais da metade dos meninos com esse alelo. Isso sugere um papel do MAOA nas dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave:
Monoaminoxidase; Memória de Trabalho; Inteligência; Deficiências da Aprendizagem; Discalculia; Neuropsicologia

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