Acessibilidade / Reportar erro

PRODUÇÃO SEQUENCIAL DE SUBTIPOS DE VERBOS DE AÇÃO MOTORA EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON

RESUMO

A produção e a compreensão das ações motoras (MAVs) estão comprometidas em pacientes com doença de Parkinson (DP).

Objetivos:

Caracterizar a produção sequencial de três subtipos de verbos de MAVs: corpo inteiro (por exemplo, corre), parte corporal específica (por exemplo, chute) e instrumental (por exemplo, serra) em pacientes com DP. Identificar as características de produção para cada uma das duas principais fases em desempenho de fluência: seleção (produção inicial abundante de itens) e recuperação (produção mais acelerada e escassa).

Métodos:

Um grupo de 20 pacientes com DP não demência, com idade média de 66,59 (desvio padrão — DP= 4,13), e um grupo de comparação (GC) de 20 idosos normais, dísticos com anos de estudo e controle para desempenho cognitivo e depressão. Ambos os grupos realizaram uma tarefa clássica de fluência de verbo. Foram realizadas análises sequenciais palavra por palavra.

Resultados:

Diferenças significativas foram encontradas na produção inicial de MAVs de corpo inteiro e na produção global de verbos instrumentais (ambas as medidas foram menores no grupo PD). Uma medida repetida na análise de variância (ANOVA) confirmou o desempenho linear de CG e o desempenho quadrático de DP.

Conclusões:

Os pacientes com DP apresentam produção alterada de MAVs corporais inteiras e instrumentais. Esta proposta para a análise sequencial semântica dos verbos motores merece uma nova investigação, como uma nova metodologia para a avaliação do desempenho da fluência em doenças motoras.

Palavras-chave:
Doença de Parkinson; Envelhecimento; Função Executiva; Idioma

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br