Acessibilidade / Reportar erro

Fluência verbal: efeito do tempo na geração de itens

Resumo

Desconhece-se a distribuição da geração de itens/tempo, no desempenho de idosos na fluência verbal (FV).

Objetivo:

Analisar número de itens produzidos, sua distribuição e o impacto do primeiro quartil no resultado final da prova.

Métodos:

31 indivíduos (média de idade=74 anos; escolaridade média=8.16) realizaram testes.

Resultados:

O número de itens produzidos no primeiro quartil diferiu dos demais nas fluências semântica e fonológica; 40% dos itens foi produzido no primeiro quartil. Não houve efeito de idade e a escolaridade influenciou o primeiro e segundo quartis da fluência semântica e os três primeiros quartis da fluência fonêmica.

Discussão:

O estudo mostra que a curva assintótica de desempenho nos quartis da FV pode ser notada antes dos 30 segundos observados em prévios estudos, já nos 15 segundos iniciais. Adicionalmente, nosso estudo mostra que o efeito de escolaridade está associado ao desempenho nos dois primeiros quartis na fluência semântica e aos três primeiros quartis na fluência fonêmica.

Conclusão:

O efeito de escolaridade foi notado em aspectos semânticos e executivos da FV. A forma abreviada da FV é interessante proposta para a avaliação clínica.

Palavras-chave:
fluência verbal; avaliação; cognição; linguagem.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br