Acessibilidade / Reportar erro

Distanciamento social, sofrimento emocional e desempenho cognitivo em adultos maduros e idosos: uma revisão da literatura

RESUMO

Variáveis relacionadas ao distanciamento social podem gerar efeitos negativos para o bem-estar emocional e para a cognição de adultos e idosos.

Objetivo:

Analisar os estudos disponíveis que abordam a relação entre situações de distanciamento social, sofrimento emocional e cognição na vida de adultos maduros e idosos.

Métodos:

Realizou-se um estudo de revisão de literatura entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, que envolveu as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), United States National Library of Medicine (PubMed) e ScienceDirect, com estudos publicados entre fevereiro de 2018 a dezembro de 2021.

Resultados:

O total de 754 trabalhos foi identificado e, após a seleção, 18 foram incluídos. Dezesseis mostraram efeitos significativos do distanciamento social na cognição e no sofrimento emocional, ou seja, quanto maior o distanciamento social, menor a capacidade de desempenho cognitivo e maior o índice de sintomas de depressão e ansiedade, por exemplo.

Conclusões:

O maior engajamento em atividades sociais e a maior aproximação com amigos e familiares são fatores de proteção contra sintomas de depressão e ansiedade e declínio cognitivo.

Palavras-chave:
Distanciamento Físico; Angústia Psicológica; Cognição; Idoso

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br