Acessibilidade / Reportar erro

Evidência de validade de uma nova versão da bateria computadorizada de rastreio cognitivo CompCog

RESUMO

Embora a disponibilidade de instrumentos computadorizados para avaliação tenha aumentado ao longo dos anos, a neuropsicologia não passou por uma mudança significativa de paradigma desde a popularização do computador pessoal nos anos 1980. Para acompanhar os avanços tecnológicos da saúde e da neurociência em geral, mais esforços devem ser feitos no campo da neuropsicologia clínica para desenvolver e validar novos instrumentos de base mais tecnológica, especialmente considerando novas variáveis e paradigmas quando comparados aos testes de lápis e papel.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi produzir evidências de validade concorrente da nova versão da bateria computadorizada de rastreio cognitivo CompCog.

Métodos:

Os participantes passaram por uma sessão de avaliação neuropsicológica com testes tradicionais de lápis e papel e de outra sessão em que o CompCog foi administrado. Os dados do total de 50 jovens adultos universitários foram utilizados nas análises.

Resultados:

Os resultados mostraram correlações moderadas e fortes entre as tarefas do CompCog e seus equivalentes nos testes tradicionais. Uma análise de componentes principais mostrou que os itens formaram fatores em concordância com a divisão de subtestes da bateria.

Conclusões:

Os resultados sugerem que o CompCog é válido para medir os processos cognitivos que suas tarefas pretendem avaliar.

Palavra-chave:
tempo de reação; instrumento de triagem de avaliação cognitiva; testes neuropsicológicos; cognição

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br