Acessibilidade / Reportar erro

ASSOCIAÇÃO ENTRE DESEMPENHO COGNITIVO E OBESIDADE SARCOPÊNICA EM IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER

RESUMO.

A obesidade sarcopênica (SO), coocorrência de sarcopenia e obesidade, está associada à perda funcional, à fragilidade e à incapacidade em idosos. Recentemente, verificou-se que a SO está associada ao desempenho cognitivo reduzido em adultos. No entanto, não foram feitos estudos de SO em idosos com doença de Alzheimer (AD).

Objetivo:

Verificar a ocorrência de obesidade sarcopênica e fatores associados em 43 adultos idosos com doença de Alzheimer.

Métodos:

Aplicamos o miniexame do estado mental (MEEM) e a avaliação clínica da demência (CDR). A SO foi verificada utilizando a absorciometria de dupla emissão de raios X.

Resultados:

Foram classificadas cinco idosas com SO. As mulheres idosas tinham maior gordura corporal e menor massa muscular em comparação com os homens. Houve relação significativa, ajustada por idade e educação, entre gordura corporal e desempenho cognitivo apenas nos homens (r=0,65; p<0,01). Os homens com obesidade e com mais de 75 anos tiveram melhor desempenho cognitivo em comparação com os homens não obesos <75 anos (p=0,010) e com as mulheres com obesidade >75 anos (p=0,033).

Conclusões:

As mulheres com AD tinham maior gordura corporal e menor massa muscular do que os homens. A SO ocorreu em mulheres mais velhas com AD. Os homens com maior gordura corporal apresentaram melhor desempenho cognitivo, independentemente da idade e da educação.

Palavras-chave:
Composição Corporal; Caracteres Sexuais; Demência

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br