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As disparidades educacionais brasileiras podem interferir na performance cognitiva de pacientes com doença de Parkinson

RESUMO.

A prevalência de comprometimento cognitivo na doença de Parkinson (DP) é de cerca de 20 a 60%. O Miniexame do Estado Mental (MEEM) é o teste de rastreio cognitivo mais utilizado.

Objetivo:

Avaliar a influência de características clínicas e demográficas, especificamente a escolaridade, no escore do MEEM em pacientes com DP de uma amostra do nordeste brasileiro.

Métodos:

Realizamos um estudo transversal com 198 pacientes com DP em um ambulatório de Distúrbios do Movimento em Fortaleza. Os participantes foram avaliados por história clínica detalhada, estadiamento modificado de Hoehn e Yahr (HY), escala de depressão geriátrica (EDG) e MEEM.

Resultados:

Encontramos 68% dos pacientes com escores do MEEM abaixo dos limiares brasileiros baseados em estudo de Brucki et al. (2003). Houve diferença estatisticamente significativa na análise bivariada entre a escolaridade e a classificação de corte para o MEEM. Mais anos de escolaridade foram associados a mais pacientes com pontuação abaixo do limiar. Constatamos que 75, 68,8 e 79,7% dos indivíduos com mais de 11, nove a 11 e quatro a oito anos de escolaridade, respectivamente, estavam abaixo dos limiares sugeridos pelo estudo brasileiro de Brucki et al. (2003). A EDG e a idade correlacionaram-se negativamente com o MEEM total e todos os seus domínios. Não houve correlação entre a duração da doença e o MEEM. Indivíduos com alucinações tiveram pontuações mais baixas.

Conclusão:

A maioria da amostra apresentou desempenho inferior aos limiares, mas não houve grupo controle e nem teste neuropsicológico neste estudo. Mais estudos no nordeste do Brasil são necessários para revisar os valores de corte do MEEM.

Palavras-chave:
Doença de Parkinson; Disfunção Cognitiva; Testes de Estado Mental e Demência

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