Acessibilidade / Reportar erro

O ‘coração invisível’ do mercado: A gestão moral dos negócios de impacto como empreendimentos exemplares

The ‘Invisible Heart’ of the Market: The Moral Management of Impact Businesses as Exemplary Enterprises

RESUMO

Este artigo discute os negócios de impacto, aqueles baseados na premissa de que é possível (e desejável) resolver problemas sociais de forma lucrativa, por meio da geração de impacto social positivo. Analisando um de seus dispositivos privilegiados, a teoria de mudança, e a accountability social para a sua realização, discuto como eles buscam - e, em parte alcançam - efetividade social, moral, para sua existência e suas práticas. Argumento que eles são construídos como empreendimentos exemplares que, segundo os atores neles engajados, demonstram pragmaticamente o que pode e deve ser feito para resolver problemas sociais a partir dos negócios.

Palavras-chave:
negócios de impacto; finanças sociais; exemplaridade; moral; sociologia pragmática

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, 1, Sala 109, Cep: 20051-070, Rio de Janeiro - RJ / Brasil , (+55) (21) 3559.1926 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: coordenacao.dilemas@gmail.com