RESUMO
Este trabalho se propôs a apreender como cegos congênitos compreendem imagens a partir de recursos táteis. Para alcançar este objetivo, aporta-se na perspectiva histórico-cultural de Lev Vigotski. Participou da pesquisa um estudante cego congênito. O caminho metodológico caracterizou-se pela realização de cinco entrevistas: uma entrevista inicial, outra após a leitura de cada material e uma entrevista final e sessões de leitura que foram realizadas com um total de três imagens adaptadas com recursos táteis: em relevo, em 3D e pontilhado. Como proposta de análise para as entrevistas com o participante foram utilizados os Núcleos de Significação e para a análise das leituras de imagens adaptadas, foram utilizadas categorias baseadas nas teorias de Jolly (2007) e Santaella (2012Santaella, L. (2012). Leitura de Imagens. Editora Melhoramentos.). Os achados apontam para a influência da história do sujeito como leitor e seu conhecimento prévio sobre a compreensão das imagens táteis nos momentos de leitura, bem como as experiências anteriores com adaptações táteis. O material pontilhado foi aquele apontado como o que proporciona melhor leitura, enquanto o material em alto relevo, foi identificado como o mais difícil de realizar a leitura tátil.
Palavras-chave:
Cegueira; Leitura; Imagens táteis