RESUMO
Partindo do pressuposto da compreensão de que existe um evento cultural (Pino, 2005Pino, A. (2005). As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. Cortez.) em específico no nascimento (congênito ou não) de uma pessoa com deficiência: o da problemática individual incapacitante, esse ensaio tem por objetivo: analisar, a partir de uma argumentação Sócio-Histórica (Vigotski, 1997Vigotski, L. S. (1997). Defectología y la teoría del desarrollo y la educación del niño anormal. In L. S. Vigotski. Obras Escogidas - Tomo V (pp. 181-188). Visor Dis.; 2001; 2008Vigotski, L. S. (2008). A formação social da mente. Martins Fontes.), as mediações que determinam e marcam a condição de vulnerabilidade das pessoas com deficiência. Nossas conclusões nos levam à necessidade de compreender tais mediações, as quais são culturais, econômicas e sociais - além de denunciá-las e ressignificá-las, a partir de um esforço coletivo - para poder transformar as implicações dessa gênese histórica e opacidade do real, chamando atenção para a necessidade de desnaturalizar o significado de menos, falha, ou limite implicados no nascimento cultural de uma vida com deficiência. Embora não seja foco desse ensaio resolver tais implicações, compreendemos como um passo entender que a problemática deve ser encarada a partir de uma compreensão Sócio-Histórica e consequentemente de luta política na busca pela superação das ideologias que violentam e matam diariamente as pessoas com deficiência.
Palavras-chave:
Pessoa com deficiência; Nascimento cultural; Sócio-Histórica