Acessibilidade / Reportar erro

Ensino de Gramáticas: descrição e uso

NOTAS SOBRE LIVROS BOOKNOTES

Por/by: Mary A. Kato

Unicamp

Vieira, Silvia R. e Silvia F. Brandão. 2007. Ensino de Gramáticas: Descrição e Uso. São Paulo: Editora Contexto. 262 pgs.

O livro que acaba de sair, organizado pelas duas Silvias, deverá ser de extrema utilidade para a área do ensino da gramática por ser em grande parte baseado em pesquisa empírica séria desenvolvida na Universidade Federal do Rio de Janeiro, um centro de excelência em estudos variacionistas. Será ainda útil para estudiosos do português brasileiro, interessados nos reais usos que os falantes dessa variedade fazem de sua língua.

O livro contém, no capítulo inicial, uma reflexão sobre gramática, variação e normas , com um resumo útil sobre a constituição das normas no Brasil, uma concepção de norma como algo ligado aos comportamentos sociais e uma interessante discussão sobre a noção de "erro" e sobre as práticas escolares.

O capítulo seguinte trata das questões de descrição gramatical, começando com o que dizem as gramáticas tradicionais, passando para as contribuições das pesquisas empíricas e finalizando com a tarefa no plano do ensino. Os tópicos tratados são: a concordância nominal, a concordância verbal, os pronomes pessoais e a colocação pronominal, áreas em que sabidamente é grande a variação lingüística.

Em seguida vem o capítulo sobre questões de teoria gramatical, começando novamente com o que diz a tradição gramatical, em seguida uma discussão principalmente sobre classificação, terminologia e conceituação na gramática, finalizando com as possíveis aplicações da teoria gramatical no ensino. Os tópicos trabalhados são: flexão e derivação, classes de palavras, termos da oração , coordenação e subordinação e correlação.

O livro termina com um capítulo dedicado ao texto. O esquema foge um pouco dos demais, com uma preocupação mais geral sobre ensino, mas procurando também fazer o leitor entender uma nova concepção de texto advinda de estudos lingüísticos.

Todos os capítulos são igualmente relevantes para o ensino, mas para o entendimento da gramática do português, em seu uso, o capítulo da descrição gramatical, o maior de todos, é o que apresenta material mais rico.

E-mail: ma.kato@uol.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Fev 2008
  • Data do Fascículo
    2007
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br