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Usando o modelo de Comunidade de Conhecimento para analisar emojis como linguagem emergente em experiências educacionais via WhatsApp

RESUMO

Com o interesse crescente pelo uso do WhatsApp como espaço social para iniciativas pedagógicas, o papel dos emojis como língua emergente nesse espaço precisa ser melhor entendido considerando a integração de tecnologias móveis na educação. Com isso em mente, este artigo relata um estudo que empregou uma metodologia mista e visou identificar: os emojis usados para apoiar presenças cognitiva, instrucional e social em um curso de formação de professores via WhatsApp; as atitudes dos participantes em relação ao uso de emojis e a relação de idade e gênero com esse uso. Os dados gerados a partir das interações dos professores via WhatsApp foram analisados e discutidos com base no Modelo Comunidade de Conhecimento de Garrison et al. (1999)Garrison, D. R., Anderson, T., & Archer, W. (1999). Critical inquiry in a text-based environment: Computer conferencing in higher education. The Internet and Higher Education, 2(2/3), 87-105. https://doi.org/10.1016/S1096-7516(00)00016-6.
https://doi.org/https://doi.org/10.1016/...
. Essa estrutura conceitual identifica elementos cruciais para experiências educacionais online de sucesso e assume que a aprendizagem ocorre por meio da interação de três elementos centrais: presenças social, cognitiva e instrucional. Os resultados mostram que os emojis podem ser usados com eficácia para apoiar essas presenças. A alta frequência de emojis parece ser culturalmente situada e relacionada ao gênero.

Palavras-chave:
Comunidade de Conhecimento; uso de emoji; aprendizagem móvel; WhatsApp

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