Acessibilidade / Reportar erro

A linguagem da Avaliação: os recursos paralinguísticos como um domínio fonológico para a avaliação

Neste artigo exploramos a relação entre a linguagem de avaliação e o uso de recursos paralinguísticos da leitura em voz alta, relacionando as categorias de appraisal (valoração) de Eggins e Slade com a taxonomia dos recursos paralinguísticos. Com esse intuito, nos concentramos em duas categorias de valoração: o afeto, que é a expressão dos estados emocionais, e (2) a amplificação, que é a expressão em voz alta das atitudes e emoções do leitor. Para isso, apresentamos a análise de um excerto de The Story of Tilly, uma belíssima estória para crianças lida em voz alta por Jackie Torrence. Entendemos que essa associação entre características paralinguísticas e appraisal pode constituir um campo fonológico para a descrição da linguagem de avaliação para além do nível lexico-gramatical.

appraisal; avaliação; recursos paralinguísticos; leitura em voz alta


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br