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Dimensões crítica e ética nas práticas de letramento digital em um jogo educativo digital

Critical and ethical dimensions in digital literacy practices in a digital educational game

RESUMO

Neste trabalho, analisamos as práticas de letramento digital de estudantes de Ensino Médio em um jogo educativo digital, tendo em vista as dimensões ética e crítica. Para tanto, nossa pesquisa está fundamentada, principalmente, nas discussões sobre letramentos em ambientes digitais (Cope e Kalantzis, 2000Cope, Bill, & Kalantzis, Mary. (Eds). (2000). Multiliteracies - Literacy Learning and the design of social futures. New York: Routledge.; Lankshear e Knobel, 2007Lankshear, Colin, & Knobel, Michele. (2007). A new literacies sampler. New York: Peter Lang.; Rojo, 2012Rojo, Roxane. (2012). Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In Rojo, Roxane.; Moura, Eduardo (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial.; Capurro, 2015Capurro, Rafael. (2015). Entrevista [07/10/2015]. In Schneider, M., & Saldanha, G. Dilemas ético-epistemológicos da era da informação. Liinc em revista. Rio de Janeiro, 11(2), pp. 322-328. http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/844/564.
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; Janks, 2018Janks, Hillary. (2018). Texts, identities, and ethics: Critical literacy in a post-truth world. Journal of Adolescent and Adult Literacy, 62(1), pp. 95-99. https://www.oru.se/contentassets/b7d0e9b109f44e7c9d741fc8f0d42c64/abstract-hilary-janks.pdf.
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; Pinheiro, 2018Pinheiro, R. C. (2018). Conceitos e modelos de letramento digital: o que escolas de ensino fundamental adotam? Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, SC, v. 18, n.3, pp. 603-622, set./ dez. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322018000300603⟨=pt.
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) e jogos digitais (Coutinho e Alves, 2016Coutinho, Isa. J., & Alves, Lynn. R. G. (2016). Avaliação de jogos digitais com finalidade educativa: contribuição aos professores. HIPERTEXTUS, Revista Digital 15. pp.1-22. http://www.hipertextus.net/volume15/vol15artigo11.pdf.
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; Pinheiro e Cavalcante, 2019Pinheiro, Regina C., & Cavalcante, Graça R. M. (2019). Jogos digitais educacionais para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Revista Virtual Lingu@ Nostr@, v. 6, n. 1, pp. 31 - 49, 17 dez. http://linguanostra.net/index.php/Linguanostra/article/view/123.
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; Pinheiro, Lima e Araújo, 2020Pinheiro, Regina C., Lima, Francisco A., & Araújo, Júlio. (2020). Jogos digitais como motivação para o desenvolvimento da leitura. Diacrítica, v. 34, n. 1, pp. 173-198. http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/349.
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). O percurso metodológico consistiu, em primeiro lugar, na aplicação do jogo Olimpíadas Digitais com alunos da 3º série do Ensino Médio; em segundo lugar, na audiência às experiências de jogo dos usuários, gravadas através de um software de captação da tela do computador; em terceiro lugar, na aplicação de uma entrevista em autoconfrontação simples. Os resultados demonstraram que o jogo educativo digital utilizado nesta pesquisa contribuiu para a ampliação das práticas de letramento digital, através do desenvolvimento da visão crítica/ética acerca das interações no ambiente digital e no uso das tecnologias digitais.

Palavras-chave:
Letramento digital; Jogos educativos digitais; Uso crítico e ético das tecnologias digitais

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