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Trabalhando com o discurso de áreas específicas à luz da teoria sistêmico-funcional

As abordagens baseadas em gênero destinadas a trabalhar com discurso especializado são reexaminadas à luz da teoria sistêmico-funcional. Neste artigo discute-se como o modelo de linguagem estratificada da Lingüística Sistêmico-Funcional (LSF) é usado em oficinas de produção escrita acadêmica que ocorrem num instituto de engenharia e física onde o inglês é a língua franca dominante. O artigo traz a justificativa para a aplicação de uma pedagogia cujo foco é o entrelaçamento do significado textual e interpessoal. Traz uma discussão explícita da forma pela qual materiais informados por corpus são usados com grupos de cientistas multidisciplinares com habilidades variadas. Tal abordagem sistêmico-funcional de exploração de corpora para fins pedagógicos mostra a importância de uma visão tripartite de linguagem, que oferece meios efetivos para o desenvolvimento de aspectos essenciais de discursos disciplinares. Isso se dá ao agregar o conhecimento especializado no gerenciamento da representação de conteúdo em áreas específicas (significados ideacionais) ao conhecimento especializado lingüístico em avaliar as alternativas de linguagem para o conteúdo de avaliatividade (significados interpessoais) e organização (significados textuais).

artigo de pesquisa; escrita em áreas específicas; material didático com base em corpus; Lingüística Sistêmico-Funcional


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