RESUMO
Metonímia é um mecanismo linguístico/cognitivo pervasivo na linguagem cotidiana. Entretanto, estudos de avaliação desse fenômeno são escassos. Nosso objetivo é apresentar a elaboração de uma tarefa de compreensão de metonímia em português brasileiro e seus resultados piloto. Referenciais teóricos da linguística cognitiva e da psicometria foram considerados. A construção da tarefa considerou variáveis psicolinguísticas e incluiu uma tarefa de convencionalidade e análise de juízes. Três estudos (N = 290, entre 2 e 54 anos) foram conduzidos até a versão final da tarefa. O estudo resultou em uma tarefa com um item de treino e seis de teste. Os itens incluem uma frase de estímulo e duas perguntas (aberta e fechada). Consideramos que o escore dos itens representa a compreensão de metonímia. Os resultados dos estudos piloto indicam uma melhora gradual na compreensão de metonímia com a idade e uma diferença significativa entre os itens nas questões abertas e fechadas. Isso está em consonância com a literatura, sugerindo evidências de validade de construto ao instrumento. O estudo resulta em um instrumento que apresenta sensibilidade suficiente para aferir a compreensão do fenômeno em diferentes idades.
Palavras-chave:
metonímia; compreensão de metonímia; linguagem figurada; elaboração de tarefa psicolinguística; linguística cognitiva