Acessibilidade / Reportar erro

Gêneros na teoria sistêmico-funcional

Genres in systemic-functional theory

RESUMO

O objetivo deste estudo é apresentar a perspectiva teórica sobre gênero e registro da chamada ‘Escola de Sydney’ (Martin 1992MARTIN, J.R. 1992. English text: system and structure. Amsterdam: Benjamins.; Martin e Eggins 2000_____; EGGINS, S. 2000. Genres and registers of discourse. In (editor)., cap. 9, Londres: Sage Publications Ltd.; Martin e Rose 2008_____; ROSE, D. 2008. Genre relations: mapping culture. Londres: Equinox.; Rose e Martin 2012_____; MARTIN, J. R. 2012. Learning to write, Reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Londres: Equinox.), porque é uma poderosa ferramenta teórica e metodológica para análise de textos. Essa abordagem fundamenta-se na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), cuja origem remonta aos conceitos de contexto e registro definido por Halliday, Mcintosh e Strevens (1964_____; MCINTOSH, A. & STREVENS, P. 1964. The Linguistic Sciences and Language Teaching. Londres: Longmans’ Linguistic Library.), que influenciaram Martin (1992MARTIN, J.R. 1992. English text: system and structure. Amsterdam: Benjamins.) ao conceber outra perspectiva para o estudo do contexto, interpretando registro diferentemente da noção estabelecida por Halliday. Apresento então as diferentes interpretações dos termos ‘contexto’, ‘registro’ e ‘gênero’ dentro do paradigma sistêmico-funcional, com base na teoria de linguagem multifuncional desenvolvida por Halliday (1978_____. 1978. Language as a social semiotic: the social interpretation of language and meaning. Londres: Edward Arnold., 1985_____. 1985. Spoken and written language. Geelong, Vic.: Deakin University Press., 1991_____. 1991. The notion of ‘context’ in language education. In: Thao Le & Mike McCausland (Eds.). Interaction and development: proceedings of the international conference, Vietnam, 30 March - 1 April 1991. University of Tasmania: Language Education. p. 1-26. Reimpresso in M.A.K. Halliday (2007), Language and education. Volume 9 em The Collected Works of M.A.K. Halliday, Jonathan Webster (ed.). Londres & New York: Continuum. p. 269-290., 2002_____. 2002. On grammar. Volume 1 of Collected Works of M.A.K. Halliday. Jonathan Webster (ed.). Londres & New York: Continuum. Capítulo 15: 384-417., 2005_____. 2005. On matter and meaning: the two realms of human experience. Linguistics and the Human Sciences 1(1): 59-82.) e nos estudos sobre contexto, texto, registro e gênero desenvolvidos por Hasan (1973HASAN, R. 1973. Code, register and social dialect. In: Basil Bernstein (Ed.). Class, Codes and Control: applied studies towards a sociology of language. Volume 2. Londres: Routledge & Kegan Paul. p. 253-292., 1995_____. 1995. The conception of contexto in text. In: Peter H. Fries & Michael J. Gregory (Eds.). Discourse in Society: Systemic Functional Perspectives. Meaning and Choice in Language: Studies for Michael Halliday. Advances in Discourse Processes Vol. L. 183-283. Norwood, NJ: Ablex., 2004, 2009____. 2009. The place of the context in a systemic functional model. In: M.A.K. Halliday & Jonathan Webster (Eds.). A companion to systemic functional linguistics. Londres & Nova York: Continuum. p. 166-189.), Matthiessen (1993MATTHIESSEN, C.M.I.M. 1993. Register in the round: diversity in a unified theory of register analysis. In: GHADESSY, Mohsen (Org.). Register analysis: theory and practice. Londres: Pinter Publishers., 2013_____. 2013. Register in the round: registerial cartography. Functional Linguistics, volume 1, Issue 1, October 2013 (Springer Verlag).) e Martin (1992MARTIN, J.R. 1992. English text: system and structure. Amsterdam: Benjamins.). Gêneros e registros são termos utilizados pelos sistemicistas para se referirem ao significado e à função da variação entre os textos na dimensão contextual, bem como a quanto os textos se assemelham e se distinguem por expressarem linguística e discursivamente traços do contexto social em que são utilizados. Finalizo este estudo com a análise de um texto do gênero narrativa, com base na teoria de gênero desenvolvida por Martin (1992MARTIN, J.R. 1992. English text: system and structure. Amsterdam: Benjamins.), Martin e Eggins (2000_____; EGGINS, S. 2000. Genres and registers of discourse. In (editor)., cap. 9, Londres: Sage Publications Ltd.), Martin e Rose (2008_____; ROSE, D. 2008. Genre relations: mapping culture. Londres: Equinox.) e Rose e Martin (2012_____; MARTIN, J. R. 2012. Learning to write, Reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Londres: Equinox.).

Palavras-chave:
Contexto; Gênero; Registro; Linguística Sistêmico-Funcional

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br