Acessibilidade / Reportar erro

O Carrossel Burocrático dos Cargos de Confiança: Análise de Sobrevivência dos Cargos de Direção (DAS) do Executivo Federal Brasileiro (1999-2017) 1 1 . Versões preliminares deste texto foram apresentadas e discutidas no seminário da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest), do Ipea, e na Conferência New Developments in the Study of Presidential and Executive Politics, na Vanderbilt University, ambos em 2018. Agradecemos as sugestões dos integrantes de ambos os eventos, em especial a Acir Almeida, David Lewis, George Krause, Pedro Palotti, Danilo Coelho, Marco Natalino e Pedro Cavalcante. Somos igualmente gratos pelas sugestões proveitosas e comentários inspiradores dos dois pareceristas que avaliaram este texto. Entretanto, somos os únicos responsáveis pela interpretação e forma que demos às sugestões bem como pelos juízos ou enunciados formulados neste artigo.

The Bureaucratic Carousel of Positions of Trust: Analysis of Survival in the Management Positions of the Brazilian Federal Executive (1999-2017)

Le Carrousel bureaucratique des postes de confiance : Analyse de survie dans les postes de direction (DAS) de l’Exécutif Fédéral Brésilien (1999-2017)

El Carrusel Burocrático de Cargos de Confianza: Análisis de la Supervivencia en los Cargos de Dirección (DAS) del Ejecutivo Federal Brasileño (1999-2017)

RESUMO

Analisamos o tempo de permanência dos nomeados para cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) do Executivo federal brasileiro, no período de 1999 a 2017. A duração mediana em um cargo DAS é de 25 meses e, no alto escalão burocrático, 23 meses. Cerca de 30% dos nomeados não completa o primeiro ano de trabalho e menos de 30% dos nomeados permanece no mesmo cargo por todo um mandato presidencial. A estabilidade dos ministros, ser filiado a partidos, pertencer às carreiras federais, e o local de exercício do cargo influenciam as chances de permanência dos nomeados. Os resultados contribuem para deslindar a lógica de funcionamento do Executivo federal brasileiro e sua relação com a organização federativa e partidária. Contribuem também refletir sobre os meios de ampliar as capacidades de planejamento e a qualidade do ciclo de planejamento das políticas pela autoridade pública.

cargos de confiança; burocracia federal; análise de sobrevivência; rotatividade, patronagem

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br