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Estratificação Horizontal do Ensino Superior Brasileiro e as Profissões Imperiais: Os Concluintes de Medicina, Engenharia e Direito entre 2009 e 2017 * * Uma versão preliminar do artigo foi apresentada no 44º Encontro Anual da ANPOCS, GT 06: Ciências Sociais e Educação, em 2020.

Horizontal Stratification in Brazilian Higher Education and “Imperial Professions:” Medicine, Engineering, and Law Graduates from 2009 to 2017

Stratification Horizontale de l’Enseignement Supérieur Brésilien et des Professions Impériales : les Diplômés en Médecine, Ingénierie et Droit entre 2009 et 2017

Estratificación Horizontal de la Educación Superior Brasilera y las Profesiones Imperiales: los Egresados de Medicina, Ingeniería y Derecho entre 2009 y 2017

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a estratificação horizontal do ensino superior no Brasil com enfoque nos cursos de engenharia, medicina e direito. Pretende-se investigar se essas áreas se diferenciam de acordo com o perfil socioeconômico de seus concluintes e se houve transformações nesse perfil em um período de rápida expansão do sistema de ensino. Resultados obtidos através de modelos multinomiais e de regressão logística indicam que esses cursos apresentam diferentes padrões de desigualdade de acordo com raça, sexo e escolaridade dos pais. O trabalho identificou uma diminuição nas desigualdades para o período analisado, mas com particularidades importantes entre as áreas e entre os tipos institucionais. As análises reforçam as hipóteses de que a estratificação horizontal pode ser um mecanismo de manutenção das desigualdades em períodos de expansão dos sistemas de ensino e que deve variar de acordo com o grupo profissional.

estratificação horizontal; profissões imperiais; ensino superior; desigualdade; expansão educacional

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