Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Análise de desempenho

O fator de impacto alcançado por uma revista científica é sempre o alvo de trabalho de seus editores, pois juntamente com ele caminham todos os conceitos referentes à qualidade da revista. Na Ciência e Tecnologia de Alimentos não poderia ser diferente, como pode ser observado ao longo desses anos. A última mudança efetuada foi para submissão de artigos somente em inglês. Como esperávamos, o resultado foi satisfatório e tivemos boa aceitação pela medida tomada, pois todos sabem a influência do processo de globalização também nas publicações científicas e que, portanto, a visibilidade de um artigo está relacionada tanto à qualidade do periódico, quanto ao idioma no qual ele é publicado. No próximo ano já teremos um fator de impacto internacional fornecido pela Thomson, obtido junto às bases de dados já indexadas, o que deve refletir a influência positiva das medidas adotadas.

A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. O Projeto (FAPESP, BIREME, CNPq) tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.O SciELO tem sido de reconhecido valor para divulgação da Revista CTA e de seu aprimoramento, visto que seu fator de impacto tem aumentado ano a ano, conforme Figura 1.


Desde que iniciamos o programa de submissão em outubro de 2006 o número de artigos submetidos tem aumentado, com destaque para este ano de 2008, conforme visualizado na Figura 2. Como o número de artigos por edição tem se mantido fixo em 35 desde 2005, exceto para suplementos, neste segundo semestre estamos editando um suplemento com 40 artigos, objetivando suprir um pouco a demanda. Com o recebimento de artigos em inglês desde agosto, houve apenas uma pequena diminuição nas submissões.


Para maior agilidade dos trabalhos da revista, os autores, bem como revisores, precisam estar atentos aos prazos e ao atendimento das solicitações feitas, bem como enviar artigos adequados às normas de publicações encontradas no site da SBCTA e da SciELO. As instruções aos autores têm sido constantemente atualizadas, sendo que chamamos a atenção para a última versão onde constam observações feitas aos trabalhos envolvendo humanos.

A administração dinâmica que tem sido imposta à Revista vem permitindo modificações constantes ao longo dos últimos quatro anos, o que tem melhorado bastante o seu desempenho perante as outras publicações da área de alimentos. A qualidade dos artigos é um ponto de extrema importância permitindo que estes venham a contribuir informações relevantes da ciência e tecnologia de alimentos e não apenas com simples observações.

A Figura 3 nos dá uma idéia da evolução da Revista nos últimos cinco anos, lembrando que 2008 ainda não terminou. A agilidade com que cada artigo é tratado, além de depender, logicamente, dos trabalhos dos revisores, bem como das respostas dos autores, também tem dependência da logística da Revista, o que está sendo revisto para impor maior agilidade.


Os auxílios concedidos pelas agências de fomento têm suprido os custos de publicação nos dois últimos anos, o que nos deixa bastante aliviados, visto que este também é um fator determinante para o bom andamento da publicação.

Todos os sinais positivos são indicativos de que os trabalhos têm que avançar, num processo de contínuo aperfeiçoamento, o que depende de cada um que tem sua participação assinalada e se beneficia da Revista.

Suzana Caetano da Silva Lannes

Editora Chefe

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Out 2008
  • Data do Fascículo
    Set 2008
Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos Av. Brasil, 2880, Caixa Postal 271, 13001-970 Campinas SP - Brazil, Tel.: +55 19 3241.5793, Tel./Fax.: +55 19 3241.0527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revista@sbcta.org.br