Acessibilidade / Reportar erro

Características associadas com o uso da mídia no início da adolescência

O objetivo do estudo foi identificar as características socioeconômicas e comportamentais associadas ao uso da mídia, no início da adolescência. A amostra foi constituída por 1.680 adolescentes (884 garotas e 796 garotos) de 13 anos que frequentavam escolas públicas e privadas no Porto, Portugal, em 2003/2004. Eles preencheram questionários com informação sobre características sociodemográficas e comportamentais, incluindo tempo gasto com o uso da televisão e computador, em dias da semana e fins de semana. Regressões logísticas ordinais e proporcionais mostraram que os adolescentes das escolas públicas, os que dormiam menos, consumiam tabaco e praticavam pouca atividade física tinham maior propensão a usar a mídia mais tempo. Garotos que viviam com um dos pais ou que tinham pais mais jovens ou mais velhos usavam mais tempo a mídia. Assim, além da associação com comportamentos menos saudáveis, constatou-se um maior uso da mídia nos adolescentes de classe social inferior e de famílias menos estruturadas, o que pode aumentar a sua permeabilidade à influência negativa da mídia.

Meios de Comunicação; Adolescente; Comportamento do Adolescente; Televisão


Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br