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Desempenho financeiro e satisfação do consumidor das operadoras de saúde suplementar no Brasil

Este artigo analisa a situação financeira das operadoras de saúde suplementar no Brasil, de acordo com a modalidade de gestão. Adicionalmente, examina os principais determinantes para a satisfação do consumidor desses serviços. Como indicador principal de saúde financeira, utiliza-se uma versão adaptada do z-score de Altman. A proxy para satisfação do consumidor é o nível de reclamações fundamentadas registradas junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar. Utilizamos uma amostra de 270 operadoras de saúde suplementar para o período 2003-2005, e regressões de dados em painel, com variáveis de controle de mercado, operacionais e de gestão. Os resultados principais indicam que (1) as operadoras de saúde se beneficiam de economias de escala; (2) as empresas que operam no modelo de autogestão têm situação financeira melhor que as demais; (3) as despesas com marketing não impactam a satisfação dos consumidores dos planos de saúde; (4) finalmente, encontra-se também alguma evidência empírica indicando que a boa situação financeira implica maior satisfação do consumidor.

Planos de Pré-Pagamento em Saúde; Saúde Suplementar; Satisfação dos Consumidores


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