Acessibilidade / Reportar erro

O efeito da cinesiofobia em idosos com dor lombar aguda: dados longitudinais do estudo Back Complaints in the Elders (BACE)

Resumo:

O estudo teve como objetivo investigar a evolução da intensidade da dor lombar (DL) ao longo de 12 meses em idosos com e sem cinesiofobia. Este foi um estudo multicêntrico internacional. A intensidade da DL foi avaliada com a Numerical Pain Scale na linha de base e ao longo de 5 períodos de seguimento. As crenças e os medos dos pacientes foram medidos com o Fear-Avoidance Beliefs Questionnaire. O estudo incluiu 532 idosos (sem cinesiofobia = 227; com cinesiofobia = 305). Os idosos apresentavam dor moderada na linha de base, com uma diferença significativa entre os grupos. Os participantes mostraram melhora rápida nas primeiras seis semanas, seguida por melhoras menores nos meses seguintes. Entretanto, persistiu uma diferença significativa entre os grupos durante o período de seguimento. A cinesiofobia é um fator prognóstico importante e independente. Os achados sugerem a importância da triagem de fatores psicossociais no manejo de pacientes idosos com DL. Implicações práticas: os pacientes devem ser advertidos que a dor pode ser perpetuada por comportamentos inadequados de evitação, podendo à incapacidade no longo prazo.

Palavras-chave:
Dor Lombar; Idoso; Medo

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br