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Análise metafórico-metonímica do processo de constituição do pensamento da saúde pública acerca da adolescente grávida: os anos 60

Metaphorical/metonymical analysis of public health thinking vis-à-vis teenage pregnancy in the 1960s

O presente artigo constitui-se num ensaio de análise de um momento histórico do processo de formação do pensamento da saúde pública acerca da adolescente grávida: os anos 60. Sua relevância assenta-se, sobretudo, no fato de que várias asserções, então produzidas, ainda exercem grande influência nas idéias e nos modelos referentes à maternidade adolescente no atual estágio do pensamento da saúde pública. Do ponto de vista técnico-metodológico, considera-se que os elementos a serem apreendidos remetem-se respectivamente a dois planos: um explícito, relativo ao registro documental, constituído por mensagens intencionais e claramente comunicadas pelos autores dos textos científicos, e um implícito, que se refere aos elementos que só se apresentariam, na superfície discursiva dos textos, por meio de efeitos estilísticos. Com base nestes pressupostos, procedeu-se a uma exploração de textos em bibliografia especializada valendo-se de uma análise metafórico-metonímica buscando evidenciar sua dimensão implícita.

Adolescência; Gravidez; Gravidez na Adolescência; Controle Social


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