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Influência da intervenção na qualidade nutricional e sensorial de cardápios e resto-ingestão de centro de educação infantil

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a influência de uma intervenção na qualidade dos cardápios e no desperdício de alimentos em um Centro de Educação Infantil. Trata-se de um estudo quase-experimental que utilizou o método de Avaliação Qualitativa de Preparações de Cardápios e avaliou quantidades de resto-ingestão e sobra limpa. A intervenção foi caracterizada pela inclusão de receituários e adequação do porcionamento das preparações segundo recomendações para a faixa etária. Os dados foram analisados pelo teste de Mann Whitney, nível de significância de p < 0,05. A intervenção proporcionou redução na ocorrência de oferta de guarnição, monotonia de cores, presença de doce, presença de frituras e de doce associado a fritura e repetição da técnica de cocção do prato principal. Além disso, observou-se redução significativa nas quantidades médias de resto-ingestão/criança (de 69,02 ± 11,87g para 37,06 ± 15,57g), de sobra limpa/criança (de 161,47 ± 44,12g para 35,23 ± 33,73 g) e do percentual de sobra limpa (de 39,55 ± 7,96 para 21,01 ± 17,15). A influência positiva da intervenção reforça a importância de adequações nos receituários e no porcionamento, para o atendimento das recomendações nutricionais e controle do desperdício de alimentos no ambiente escolar.

Palavras-chave
Alimentação escolar; Qualidade dos alimentos; Estudos de intervenção

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