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O Internato Rural na formação do profissional farmacêutico para a atuação no Sistema Único de Saúde

Rural Internship in the professional training of pharmacists to serve in the Brazilian Unified Health System

Para contemplar o exposto nas Diretrizes Curriculares, algumas faculdades de Farmácia têm implantado a disciplina de Internato Rural (IR) como forma de inserção do ensino para o Sistema Único de Saúde (SUS) e de viabilizar a interação do aluno com a prática farmacêutica. Este trabalho analisa o conhecimento dos alunos do IR do Curso de Farmácia da UFMG sobre o SUS e sobre a atividade farmacêutica. A coleta das informações foi feita por meio de Grupos Focais (GF), um antes e outro imediatamente após a experiência de campo. Oito alunos participaram dos dois momentos. O roteiro do GF contemplou: concepção do SUS, as atividades do profissional no sistema público de saúde e a expectativa com o IR. O processamento das informações foi feito pela análise de conteúdo. Observou-se que em ambos os momentos os alunos desconheciam os conceitos e princípios do SUS. Entretanto, após o retorno do município foram observadas palavras como acesso, direito universal e promoção da saúde. Os alunos desconheciam as atividades do farmacêutico no Serviço, e o termo assistência farmacêutica não foi mencionado em nenhum momento. As análises apontaram para o baixo conhecimento dos alunos sobre o SUS e sobre o papel do profissional. No entanto, eles consideraram o IR uma disciplina motivadora para a atuação nele.

Farmacêutico; Ensino de Farmácia; SUS; Internato Rural


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