Acessibilidade / Reportar erro

Uso de diodosemissores de luz (LEDs) no desenvolvimento e resposta a estresse hídrico em mudas de Eucalyptus benthamii (Myrtaceae)

RESUMO:

As plantas utilizam a luz como fonte de energia no processo de fotossíntese. Diferentes níveis de luminosidade causam mudanças fisiológicas e morfológicas na planta, e o seu sucesso depende da sua adaptação a esses diferentes níveis. Diodos de emissão de luz (LED) têm sido propostos como fonte luminosa para ambientes controlados. O objetivo do presente trabalho foi avaliar aspectos fisiológicos e morfológicos em mudas de Eucalyptus benthamii (Myrtaceae) mantidas sob diferentes cores de lâmpadas LED e submetidas ao estresse hídrico. Foram realizados dois experimentos, sendo que um avaliou o efeito de diferentes cores de LEDs no crescimento das mudas e outro analisou o efeito das luzes na aclimatação das mudas e após exposição a deficit hídrico. O experiment foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, em que os tratamentos foram definidos como T1 (controle, com luz branca); T2 (luz azul); T3 (luz vermelha) e T4 (luz azul e vermelha mista). A luz vermelha resultou em melhor resposta para a maioria das variáveis morfológicas no crescimento das plantas. Emresposta ao estresse hídrico, os LEDs de luz azul resultaram em uma melhor resposta das mudas, reduzindo mais lentamente a taxa fotossintética e demais variáveis. Isso pode indicar a possibilidade de reduzir os danos de deficit hídrico nas mudas aclimatadas com luz azul anteriormente ao plantio a campo.

Palavras-chave:
aclimatação de mudas; suplementação de luz; fotossíntese

Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br