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Desempenho do trator agrícola com diferentes distribuições de massa entre eixos

RESUMO:

A assertiva adequação do trator agrícola é necessária para atingir máxima eficiência energética, podendo ser feita através da correta distribuição de massa entre eixos para cada superfície de operação. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes distribuições de massa entre eixos em um trator de 93 kW equipado com tração dianteira auxiliar, em duas superfícies de solo. O experimento foi realizado em delineamento de faixas, com esquema fatorial duplo (2 x 3), sendo duas superfícies de solo (mobilizado e firme) e três distribuições de massa entre eixos (35/65%, 40/60% e 45/55%), com cinco repetições, totalizando 30 parcelas. Foram determinados os parâmetros de patinamento dos rodados dianteiros e traseiros, rotação do motor, consumo horário e específico de combustível, força, potência e rendimento na barra de tração, velocidade de deslocamento, eficiência térmica do motor, coeficiente de tração, resistência ao rolamento e rendimento em tração. Em solo firme, o desempenho energético do trator foi superior em relação ao mobilizado, o qual possibilitou maior rendimento tratoreo e na barra de tração com menor consumo específico de combustível. O uso da distribuição de massa entre eixo de 35/65% proporcionou a maximização na tração do conjunto motomecanizado, decorrente da redução do dispêndio energético gerado pelo patinamento e consequentemente o máximo aproveitamento da energia disponibilizada pelo conjunto mecanizado. Entretanto, a máxima conversão da energia contida no combustível em trabalho é obtida com a configuração 45/55%.

Palavras-chave:
eficiência energética; lastragem; consumo de combustível

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