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Agricultura familiar e alimentação escolar no estado do Rio Grande do Sul, Brasil

RESUMO:

No Brasil, no mínimo 30% do total dos recursos financeiros repassados pelo governo federal para a alimentação escolar devem ser utilizados na compra de produtos da agricultura familiar. Este estudo analisa o perfil da aquisição desses produtos em municípios do Rio Grande do Sul (RS), em 2014. Foi realizado estudo transversal descritivo com informações obtidas de um questionário encaminhado aos municípios. Dos 371 municípios participantes, 367 adquiriram produtos da agricultura familiar, sendo que 86,8% deles atingiram o percentual mínimo exigido. Os nutricionistas e os agricultores foram os principais envolvidos na articulação do processo e, dentre as dificuldades enfrentadas estão a falta de organização dos produtores, a impossibilidade de cumprirem com a demanda e o desinteresse. Mais de 80% dos municípios compraram dos grupos “Hortaliças, legumes e verduras”, “Cereais, pães, massas e tubérculos” e “Frutas”, embora apenas 8% adquiriam produtos da sociobiodiversidade. Verificou-se uma grande diversidade de alimentos adquiridos, sendo a maior parte produtos in natura, apesar da baixa aquisição de produtos da sociobiodiversidade. Os resultados indicam a tendência dos municípios em fomentar a economia local, com incentivo ao consumo e produção de alimentos regionais.

Palavras-chave:
refeições escolares; segurança alimentar e nutricional; agricultura; políticas públicas

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