Acessibilidade / Reportar erro

Violência e risco de suicídio na contrução das masculinidades adolescentes* * Este artigo é resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação – PPGE da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. O projeto teve apoio e financiamento da CAPES, tendo sido indicado ao Prêmio CAPES em 2016.

Violence and Suicide Risk in The Construction of Teenage Masculinities

Resumo

Esta discussão sustenta-se na definição de que existem diversas masculinidades submetidas a uma trama de discursos, de saberes e de relações de poder. São mecanismos que impõem verdades assujeitadoras e desencadeiam processos de objetivação e subjetivação, podendo desencadear violência e suicídio. O objetivo do trabalho é discutir, a partir dos processos de objetivação e subjetivação, suas implicações em relação à construção da masculinidade entre adolescentes. Os dados foram edificados a partir de entrevistas realizadas com 17 estudantes de duas escolas de ensinos fundamental e médio, e o uso do espaço virtual, por via de entrevistas semiestruturadas, possibilitou acessar e observar falas. A metodologia empregada sustenta-se no conceito de discurso de Michel Foucault e os recortes das falas dos sujeitos subsidiaram sinalizar a forma como discursos incidem sobre o masculino adolescente.

Gênero; Sexualidade; Adolescência; Masculinidade; Discurso; Suicídio

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br