Acessibilidade / Reportar erro

"Não tá fácil pra ninguém": uma analítica sobre os usos das mídias digitais por mulheres das classes populares brasileiras* * A construção de redes de interlocução sempre se mostrou fundamental no processo de desenvolvimento das reflexões de pesquisa. Gostaria de agradecer, para este texto em particular, as leituras atentas e generosas de Felipe Padilha e Simone Gomes.

It's Not Easy for Anyone": An Analysis of The Uses of Digital Media by Working and Lower Class Brazilian Women

Resumo

Analisar os usos das mídias digitais realizados pelos sujeitos pressupõe considerar que artefatos sociotécnicos estão conformados por relações e significados de gênero, classe social e sexualidade. Proponho, neste texto, investigar, por meio de uma etnografia digital e multissituada, como eixos de diferenciação modulam os usos e apropriações das redes sociais digitais por mulheres pobres, habitantes da periferia da cidade do Rio de Janeiro e de outras regiões do país.

Mídias digitais; Eixos de diferenciação; Etnografia digital; Relações de gênero e sexualidade; Classe social

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br