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Propostas pedagógicas em livros didáticos:reflexões sobre a pseudoformação

Pedagogical proposals in textbooks: reflections on pseudoformation

Propositions pédagogiques dans les livres didactiques:réflexions sur la pseudo-formation

Propuestas pedagógicas en los libros de texto:reflexiones sobre seudoformación

Fundamentando-se na Teoria Crítica da Sociedade, analisa-se como o discurso em prol da formação para a autonomia se consubstancia em propostas de prática pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental. Foram analisados cinco livros para o 5º ano do ensino fundamental, de diferentes áreas. Observou-se que, para formar sujeitos autônomos, contraditoriamente, as propostas diluem a autoridade do professor e a obrigatoriedade da transmissão do conhecimento; visando a formar para a convivência pacífica, priorizam-se trabalhos em grupos; para formar cidadãos participativos, os alunos devem propor soluções para problemas da comunidade. Tais propostas concorrem para a falsa autonomia e a falsa criticidade, expressão da pseudoformação a que todos estão submetidos na sociedade atual.

Processo de Ensino-Aprendizagem; Currículo; Ensino Fundamental; Livro Didático


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