Acessibilidade / Reportar erro

“NÃO É UMA CAIXA!”: TRANSFORMAÇÕES DOS SENTIDOS ATRIBUÍDOS A UMA CAIXA DE PAPELÃO

“¡NO ES UNA CAJA!”: TRANSFORMACIONES DE LOS SENTIDOS ATRIBUIDOS A UNA CAJA DE CARTÓN

«CECI N’EST PAS UNE BOÎTE!»: TRANSFORMATIONS DES SIGNIFICATIONS ATTRIBUÉES À UNE BOÎTE EN CARTON

Resumo

Este artigo tem como objetivo argumentar que a brincadeira é uma atividade de produção de subjetividades, significações, narrativas e, portanto, de consciência humana em condições histórica e culturalmente situadas. A partir da teoria histórico-cultural e da etnografia em educação, discutimos que a brincadeira é um ato de criação de possibilidades, tanto de participação no grupo social como de produção de sentidos para o que acontece na vida coletiva, por meio da análise de criação de sentidos para uma caixa de papelão no evento “Não é uma caixa!”. Concluímos que a brincadeira cria contradições entre os campos perceptivo, narrativo e imaginário, ampliando as possibilidades de ação, linguagem e relações sociais, o que impulsiona o desenvolvimento cultural das crianças.

BRINCADEIRA; IMAGINAÇÃO; TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL; ETNOGRAFIA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br