Acessibilidade / Reportar erro

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS CIÊNCIAS HUMANAS: O INÍCIO DE UM DIÁLOGO

ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA EN LAS CIENCIAS HUMANAS: HACIA UN DIÁLOGO

CULTURE SCIENTIFIQUE EN SCIENCES HUMAINES: VERS A DIALOGUE

Resumo

Esta pesquisa propõe discutir e problematizar a aproximação entre a noção de alfabetização científica e o ensino escolar das ciências humanas. Enunciamos os resultados da análise de 32 artigos com o objetivo de extrair as suas principais contribuições, princípios, desafios e sugestões com potencial para fomentar esse diálogo. O método aplicado para a construção da análise foi uma heurística cujos resultados deram visibilidade a quatro aspectos gerais: a alfabetização científica como forma de qualificar o ensino escolar das humanidades, o fortalecimento de uma visão sobre a educação escolar baseada em valores científicos, a valorização das práticas como lugar da experiência formativa e a viabilidade de a alfabetização científica ser pensada como uma prática social.

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; CIÊNCIAS HUMANAS; EDUCAÇÃO BÁSICA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br