Acessibilidade / Reportar erro

GÊNERO E RAÇA: UM ESTUDO SOBRE AUTOEFICÁCIA EM FÍSICA DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS

GÉNERO Y RAZA: UN ESTUDIO SOBRE LA AUTOEFICACIA EN FÍSICA DE ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS

GENRE ET RACE: UNE ÉTUDE SUR L’AUTO-EFFICACITÉ DES ÉTUDIANTS EN PHYSIQUE

Resumo

As crenças de autoeficácia vêm sendo recentemente investigadas na pesquisa em ensino de física e mostram-se relevantes para estudo da autoavaliação de indivíduos sobre o desempenho percebido em tarefas específicas. Realizamos um estudo exploratório com 170 estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará para responder ao seguinte questionamento: “como varia a autoeficácia, em física, de alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará nas dimensões identidade de gênero e raça/cor?”. Os resultados da aplicação do questionário Sources of Self-Efficacy in Science Courses, traduzido para português e revalidado com α = 0,94, indicam diferenças de média moderadas na autoeficácia em física a favor dos homens, com tais variações associadas principalmente à fonte de experiência vicária.

AUTOEFICÁCIA; FÍSICA; RELAÇÕES DE GÊNERO; RAÇA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br