Acessibilidade / Reportar erro

O ABANDONO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO NOVO ENSINO MÉDIO

EL ABANDONO DEL TRABAJO PEDAGÓGICO EN LA EDUCACIÓN FÍSICA DEL NOVO ENSINO MÉDIO

L’ABANDON DU TRAVAIL PÉDAGOGIQUE EN ÉDUCATION PHYSIQUE DANS LE NOVO ENSINO MÉDIO

Resumo

Sob a perspectiva do mundo do trabalho, são analisadas neste artigo as implicações das atuais reformas educacionais no desenvolvimento do trabalho pedagógico em educação física no Novo Ensino Médio. A produção de dados assentou-se em um estudo descritivo com análise dialética das recentes políticas educacionais. A análise está organizada em dois momentos: apresentou- -se o entendimento de trabalho pedagógico e situou-se o trabalho pedagógico na educação física; prospectou-se o abandono do trabalho pedagógico do componente no novo currículo no escopo do projeto dominante de sociedade. Concluiu-se que o trabalho pedagógico na educação física no Novo Ensino Médio encontra-se comprometido, em razão da reestruturação do mundo do trabalho com mediações das reformas educacionais.

TRABALHO PEDAGÓGICO; REFORMA DA EDUCAÇÃO; MUNDO DO TRABALHO; EDUCAÇÃO FÍSICA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br