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A CONSTITUIÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO CAMPO CIENTÍFICO

THE DEVELOPMENT OF STUDENT ASSISTANCE AS A SCIENTIFIC FIELD

LA CONSTITUCIÓN DE LA ASISTENCIA ESTUDIANTIL COMO AMBITO CIENTÍFICO

LA CONSTITUTION DE L’AIDE AUX ÉTUDIANTS EN DOMAINE SCIENTIFIQUE

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender como a assistência estudantil vem se constituindo como campo científico e área específica de atuação profissional e se desenvolvendo a partir de serviços de apoio aos estudantes. A abordagem é qualitativa e inclui levantamento bibliográfico, análise da legislação e pesquisa de campo, a qual envolveu 26 profissionais da assistência estudantil de quatro universidades federais da região Sudeste. A partir do conceito nativo de cultura institucional, o artigo discute se assistência estudantil é assistência social e conclui que o debate em torno da assistência estudantil não é novo e mobiliza diferentes capitais científicos em uma disputa de perspectivas em torno daquilo que pode ser considerado uma assistência estudantil ideal.

EDUCAÇÃO SUPERIOR; ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE; ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO

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