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NOVAS TERRITORIALIDADES EM ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO, NO AMAPÁ

NUEVAS TERRITORIALIDADES EN ALTERNANCIA EN LA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO EN EL AMAPÁ

NOUVELLES TERRITORIALITÉS EN ALTERNANCE À L’ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO, AMAPÁ

Resumo

Este artigo buscou compreender as percepções dos educadores sobre a práxis educativa em alternância na Escola Família Agroextrativista do Carvão (Efac), no estado do Amapá. A pesquisa é um estudo de caso, de abordagem qualitativa, e as técnicas de pesquisa foram: observação direta e cartografia socioeducativa dos saberes dos educadores pesquisados. Os resultados evidenciam o engajamento dos educadores no fortalecimento de sua atuação nos núcleos formativos que compõem as áreas da Efac, pautados na interdisciplinaridade e no tempo/vivência na escola-comunidade. A educação é construída com base em saberes socioeducativos construídos pela Efac, em que os princípios da alternância e modos de vida das populações tradicionais amazônicas integram o fazer educativo em seus territórios de atuação.

ALTERNÂNCIA; CARTOGRAFIA SOCIOEDUCATIVA; PRÁTICA PEDAGÓGICA

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