Acessibilidade / Reportar erro

MÉRITO OU BERÇO? ORIGEM SOCIAL E DESEMPENHO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

MERIT OR BIRTH? SOCIAL ORIGIN AND PERFORMANCE IN ACCESS TO HIGHER EDUCATION

¿MÉRITO O CUNA? ORIGEN SOCIAL Y DESEMPEÑO EN EL ACCESO A LA EDUCACIÓN SUPERIOR

DU MÉRITE OU DE LA NAISSANCE? L’ORIGINE SOCIALE ET LA PERFORMANCE DANS L’ACCÈS À L’ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR

Resumo

Este trabalho discute a interação entre origem social e desempenho escolar nas probabilidades de acesso ao ensino superior no Brasil. Os dados derivam de um painel de egressos do ensino médio em 2012 acompanhados por cinco anos após a conclusão da educação básica, com base em cruzamentos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Observou-se que, para o acesso ao setor público, o desempenho é o preditor mais importante, independentemente do nível socioeconômico do candidato, reforçando uma dimensão de mérito no acesso. O mesmo não se pode dizer em relação ao setor privado, que, além de apresentar forte hiato socioeconômico, permite que os estratos sociais mais privilegiados tenham elevadas chances de acessá-lo, ainda que apresentem os piores desempenhos escolares.

RENDIMENTO ESCOLAR; MERITOCRACIA; NÍVEL SOCIOECONÔMICO; REPRODUÇÃO SOCIAL

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br