Acessibilidade / Reportar erro

FATORES ASSOCIADOS À MOBILIDADE DOCENTE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO* * Pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Resumo

A forma como os professores são distribuídos entre escolas é uma questão relevante na discussão das desigualdades de oportunidades educacionais. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar características do professor e das escolas que influenciam a mobilidade docente. A pesquisa acompanhou a movimentação de docentes que tomaram posse na rede municipal do Rio de Janeiro entre 2009 e 2011 e foram realizadas regressões logísticas para estimar a probabilidade de o docente mudar de escola. O principal resultado encontrado foi que o número de vezes que a escola ganhou o Prêmio Anual de Desempenho apresentou o maior impacto na chance de mobilidade, indicando que a política que pretendia aumentar a aprendizagem dos alunos estava agravando a desigualdade do sistema educacional.

PROFESSORES; ESCOLAS; MOBILIDADE; OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br