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HOMESCHOOLING, ENSINO DE CONTROVÉRSIAS E O NOVO CONSERVADORISMO BRASILEIRO

HOMESCHOOLING, ENSEÑANZA DE CONTROVERSIAS Y EL NUEVO CONSERVADURISMO BRASILEÑO

L’ÉCOLE À LA MAISON, L’ENSEIGNEMENT DES CONTROVERSES ET LE NOUVEAU CONSERVATISME BRÉSILIEN

Resumo

O ensino de temas controversos é parte importante da educação democrática, e a escola é um espaço privilegiado para a discussão dessas questões, pois permite o encontro com a diferença. Em 2019, o governo federal instituiu como principal pauta para a educação a regulamentação do homeschooling. O artigo tem por objetivo discutir a viabilidade do ensino de controvérsias no homeschooling. Para isso realizam-se uma investigação bibliográfica sobre o ensino de temas controversos e o homeschooling, e uma análise de documentos legais e de associações pró-homeschooling. Os resultados indicam que o ensino de controvérsias é dever da educação brasileira e incompatível com o homeschooling. Concluímos que o homeschooling constitui uma ameaça para a educação democrática e para a democracia em si.

HOMESCHOOLING; EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA; EDUCAÇÃO CONSERVADORA

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