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ABSENTEÍSMO DOCENTE: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

ABSENTISMO DOCENTE: DESAFÍOS PARA LAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS

ABSENTÉISME DES ENSEIGNANTS: DÉFIS AUX POLITIQUES PUBLIQUES DE L’ÉDUCATION

Resumo

O artigo descreve o fenômeno do absenteísmo entre os servidores municipais da cidade de São Paulo e busca compreender como os profissionais da educação entendem a falta docente e se organizam para enfrentar esse problema na escola. A partir de uma revisão bibliográfica, fez-se a análise estatística descritiva de variáveis relacionadas a ausências dos servidores e perfil dos profissionais pertencentes ao quadro do magistério, bem como a análise dos resultados coletados por meio de entrevistas em vinte unidades escolares. O estudo recomenda que sejam delineadas melhorias das condições de trabalho dos professores, buscando, em especial, diminuir o número excessivo de alunos por sala de aula, aumentar os níveis salariais a fim de prevenir o acúmulo de cargos e investir na carreira do magistério, tornando-a mais atraente.

POLÍTICA EDUCACIONAL; GESTÃO EDUCACIONAL; ABSENTEÍSMO; CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE

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