IES |
PROGRAMA, PROJETO OU AÇÃO |
BREVE DESCRIÇÃO |
Ufla MG |
Diretoria de Apoio e Desenvolvimento Pedagógico (DADP) |
Órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, responsável por fornecer sustentação, na esfera de sua especialidade, às atividades de ensino da Universidade Federal de Lavras. Promove ações de capacitação continuada do corpo docente, bem como assessoramento ao planejamento de suas atividades curriculares e de ensino e aos organismos de administração acadêmica, além da promoção de eventos educacionais e da integração do corpo discente na solução de problemas de ensino-aprendizagem. Oferece oficinas pedagógicas voltadas para estudantes e professores ao longo do ano letivo. |
IES |
PROGRAMA, PROJETO OU AÇÃO |
BREVE DESCRIÇÃO |
UFJF MG |
Atendimento individual |
Apoio pedagógico: tem o objetivo de diminuir as deficiências pedagógicas, estimular e facilitar a permanência do estudante no curso e assessorar os alunos nas demandas didáticas e pedagógicas. O atendimento aos alunos acontece diariamente no período vespertino. Atendimento psicossocial: promoção de ações, junto à demanda acadêmica, por meio de orientações, encaminhamentos, avaliações sociais e correlacionadas ao campo psicológico. Este serviço tem a função de acolhimento e orientação. É um momento dedicado à escuta e reflexões das emoções diárias, buscando oferecer suporte e apoio, encaminhando para outros serviços de atendimento, quando necessário. O atendimento acontece todos os dias, nos períodos matutino e vespertino. |
UFV MG |
Programa de Tutoria nas Ciências Básicas (Protut) |
Vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da UFV, este programa iniciou-se em 2000 e atende às áreas de Biologia, Física, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Bioquímica. Tem como finalidade dar apoio acadêmico- -pedagógico a estudantes que ingressaram na instituição com deficiência de conhecimento prévio nessas áreas mencionadas. Essa dificuldade é determinada em função do índice de acerto nas questões de múltipla escolha ou na prova de redação dos exames de seleção da universidade (Exame Nacional do Ensino Médio e do Sistema Unificado de Seleção - Sisu), ou no desempenho na disciplina regular para estudantes já reprovados. O objetivo do programa é reduzir o desnível de conhecimento básico de estudantes que ingressam na Universidade, diminuindo os índices de reprovação e evasão em disciplinas e, assim, o tempo de permanência do estudante na Universidade, ao mesmo tempo incrementando a qualidade da formação do mesmo. |
UFU MG |
Conjunto de Projetos da Pró-Reitoria de Graduação |
Projeto Renovar: busca reduzir o índice de reprovações nos diversos cursos de graduação, por meio de ações de ensino-aprendizagem (curso de capacitação), além do acompanhamento psicossocial aos estudantes com mais de uma reprovação, promovendo um espaço para refletir criticamente sua trajetória na vida acadêmica. Projeto Planejamento de Estudo: trabalha com os estudantes a tríplice dimensão de aprender, estudar e pesquisar, propiciando condições para o domínio de métodos e técnicas de planejamento, leitura analítica, documentação e elaboração de trabalho acadêmico. Projeto de Apoio à Pesquisa: visa apoiar o discente na ocasião de elaboração do trabalho de conclusão de curso - TCC, na confecção e efetivação de projetos de pesquisa e na preparação da monografia. |
Ufes ES |
Programa Institucional de Apoio Acadêmico (Piaa) |
Surge da necessidade de uma ação institucional, que visa ao acompanhamento acadêmico dos estudantes de graduação, tendo em vista a promoção do sucesso acadêmico e o combate à retenção, ao desligamento e à evasão nos cursos de graduação da Ufes. O programa tem como proposta a criação de atividades que propiciem uma melhor inserção do estudante no ambiente acadêmico, o acompanhamento de seu desempenho durante o curso e a preparação de sua passagem para a vida profissional. Também pode se obter como resultado o desenvolvimento do protagonismo do estudante, no que tange à sua formação. O Piaa se compõe por atividades que pretendem envolver professores, servidores técnicos administrativos e estudantes, favorecendo a afirmativa do pertencimento ao curso e à Universidade. Além disso, o programa busca ultrapassar a visão de ensino baseada na transmissão de conhecimento, provocando a participação de estudantes e professores e estimulando a experienciação de novas formas de ensinar e aprender. |
IES |
PROGRAMA, PROJETO OU AÇÃO |
BREVE DESCRIÇÃO |
UFABC SP |
Conjunto de programas ligados à Pró-Reitoria de Graduação |
Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial (Peat): programa de orientação acadêmica singular, que promove o acompanhamento do estudante por um professor (o tutor). O programa busca: promover a adaptação do aluno à universidade, mediante a apresentação e a difusão do Projeto Pedagógico Institucional; orientar o aluno para uma transição tranquila e organizada do ensino médio para o superior, favorecendo um melhor desempenho acadêmico do mesmo; propiciar ao aluno conhecimento e reflexão sobre todas as instâncias da vida acadêmica; fazer reconhecer, vivenciar e refletir sobre a interdisciplinaridade dos conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sobre as relações entre ensino, pesquisa e extensão e o ambiente universitário em geral; incentivar a independência e a autonomia, tornando o aluno empreendedor da sua própria formação e reflexivo sobre o próprio processo de aprendizagem; promover a integração do aluno ao ambiente acadêmico; e habilitar ou dar instrumentos para que o aluno faça escolhas curriculares e formativas condizentes com seus interesses e as normas da graduação. O tutor é um orientador acadêmico, mais experiente e com uma história pessoal de formação universitária. Programa de Apoio e Desenvolvimento Acadêmico (Pada): prevê, entre outras atribuições, prestar orientações referentes a estudo, matrícula e matrizes curriculares dos bacharelados interdisciplinares da UFABC. Curso de Inserção Universitária (CIU): tem por objetivo introduzir o aluno ingressante na vida acadêmica, apresentando as ferramentas necessárias para essa nova etapa, que requer adaptação ao ambiente acadêmico, com um novo ritmo de estudos, contato com a pesquisa científica e atividades extensionistas. O CIU discute os seguintes temas: sistema universitário e organização dos estudos; ciências e o debate científico; matemática no ensino superior; leitura e interpretação de textos científicos. |
UFSCar SP |
ProEstudo |
Busca apoiar os alunos de graduação no desenvolvimento de suas competências para estudar, preparando-os não apenas para um melhor aproveitamento das atividades didáticas, mas também para um estudar gratificante, que perdure para além das exigências acadêmicas. O ProEstudo mantém um conjunto de ações que visam obter o máximo de aproveitamento do estudante em seus momentos de estudo, nas mais variadas circunstâncias em que o aluno se encontra, por meio dos seguintes produtos e serviços: palestras sobre como estudar; orientações impressas sobre como estudar adequadamente; oficinas de capacitação para o estudo; agenda da UFSCar para calouros; balcão de orientações de estudo; e atividades de levantamento de necessidades da comunidade universitária em relação ao estudar e implementações destinadas a atender tais necessidades. |
UFF RJ |
Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico |
O objetivo geral da Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico é integrar as ações de apoio socioeconômico ao acadêmico, a fim de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e garantir a permanência e conclusão dos estudantes na educação superior. São objetivos específicos do programa: possibilitar ao estudante da UFF em situação de vulnerabilidade socioeconômica receber auxílio financeiro por meio de recursos do PNAES, ou, em sua falta, de outros recursos de custeio disponíveis; promover a orientação acadêmica dos estudantes contemplados com esta modalidade de bolsa; garantir a realização de estudos orientados que aprofundem seus conhecimentos e os introduzam na pesquisa; melhorar o desempenho acadêmico dos bolsistas; e contribuir para a redução das taxas de evasão e retenção. |
Unirio RJ |
Conjunto de programas |
Programa de Acompanhamento Discente na Graduação (Pradig): busca auxiliar na formação do discente por meio de vivência em ambiente próximo à realidade do trabalho a ser desenvolvido após a sua formação, capacitar o discente em atividades pertinentes à sua área de formação e desenvolver método de internalização de atividades relacionadas à graduação. Oferece inclusive auxílios financeiros para os estudantes que participam destas ações, no valor de R$ 400,00. Programa de Tutoria Especial (Protes): destinado a auxiliar estudantes (tutorandos) ingressantes na Unirio e aqueles reprovados nas disciplinas básicas no decorrer do curso de graduação. Ele é normatizado pela Resolução n. 4.151, de 9 de julho de 2013. |